O Museu Reina Sofia (Madrid) recebe 2017, ano que será marcado pela celebração do 80º aniversário da criação da “Guernica” de Pablo Picasso
O ano promete ter um programa intenso de atividades, em comemoração ao aniversário de uma das obras mais célebres de Picasso. A programação do Museo Reina Sofia conta com 16 exposições temporárias que ocuparão o museu.
O grande destaque é a mostra “Piedad y terror en Picasso: el camino a Guernica”, que permanece em exposição entre 4 de abril e 4 de setembro, comemorando o 80º aniversário da criação de Guernica e o 25º aniversário da chegada da obra ao Museu. A exposição reune cerca de 150 obras de Picasso, vindas do próprio acervo do museu e também de outras 30 coleções e instituições do mundo todo, incluindo o Musée Picasso e o Centre Georges Pompidou (Paris), Tate Modern (Londres), MoMA e Metropolitan Museum (Nova York) e Fundação Beyeler (Basel).
Diferente de outras retrospectivas, esta exposição vai abordar a evolução do universo pictórico de Picasso, com Guernica como epicentro, desde o final dos anos 20 até meados dos anos 40 do século passado, um período no qual o artista imprimiu uma mudança radical em seu trabalho.
Outras exposições que complementam o programa comemorativo do museu são ‘Arte y libertad. Surrealismo en Egipto”; “Es todo cierto”, do americano Bruce Conner; e individuais de artistas como Franz Erhard Walther, Mario Pedrosa, Doris Salcedo e Esther Ferrer.