“Bouquet of Tulips”, atualmente em construção, será instalada na praça do Museu de Arte Moderna de Paris já no próximo ano
O artista americano Jeff Koons presenteou Paris e o povo francês com uma de suas obras de arte, como um símbolo de amizade. Em reconhecimento à longa aliança franco-americana, Koons criou uma grande obra escultórica intitulada “Bouquet of Tulips”.
Segundo Koons, o trabalho foi criado como um símbolo de lembrança, cura e otimismo após os eventos que aterrorizaram Paris há um ano. Anne Hidalgo, Prefeita de Paris, disse que a obra monumental simboliza generosidade e compartilhamento, mostrando a inalterável conexão entre a capital francesa e os Estados Unidos.
A ideia de criar um símbolo de amizade entre os dois povos surgiu a partir de uma conversa entre Koons e Jane D. Hartley, Embaixadora dos Estados Unidos na França e Mônaco.
Descrevendo o trabalho, Koons disse: ” ‘Bouquet of Tulips’ faz uma referência à mão da Estátua da Liberdade segurando a tocha. Queria reproduzir um gesto de amizade entre o povo dos Estados Unidos e a França. O trabalho também dialoga com ‘Friendship Bouquet’ e a escultura ‘Woman with Vase” de Pablo Picasso. Você também pode olhar para a escultura e pensar sobre as flores impressionistas de Monet ou as flores rococó de François Boucher ou Jean-Honoré Fragonard”.
“As flores são associadas universalmente com otimismo, renascimento, a vitalidade da natureza eo ciclo da vida. Eles são um símbolo de que a vida continua”.
“Bouquet of Tulips” está programado para ser instalado em 2017, provavelmente na Place de Tokyo, em frente ao Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris e ao Palais de Tokyo. O trabalho terá 10 metros de altura e representa uma mão humana segurando um monte de tulipas. Foi financiado por doadores privados americanos e franceses e custará cerca de US$ 3,2 milhões.