Museu do Prado recebe primeira exposição dedicada a uma artista mulher

0

A instituição exibe uma individual da pintora flamenca Clara Peeters

Quase 200 anos depois de abrir suas portas como o Museu Real de Pinturas e Esculturas, o Museu do Prado em Madri inaugurou sua primeira exposição dedicada aos trabalhos de uma artista mulher. “The Art of Clara Peeters” reúne 15 dos principais trabalhos da pintora flamenca, que viveu o auge de suas telas de natureza morta no século XVII, na Antuérpia.

O texto online da mostra contextualiza a obra de Peeters, ao mesmo tempo em que destaca “a situação de mulheres artistas no limiar da era moderna, quando suas oportunidades foram impedidas por preconceitos generalizados”.

Leia mais: TOP 10: artistas mulheres mais caras dos leilões

No caso do Prado, um museu que começou a partir da coleção real, não é aparentemente tão fácil compensar centenas de anos deste “preconceito generalizado”; mesmo agora, a maior parte de sua coleção ainda é preenchida com trabalhos de artistas homens.

Peeters é uma figura-chave na história da natureza morta e criou suas principais obras-primas ainda adolescente. Agora, recebe o devido reconhecimento nesta exposição, com suas telas onde captou magistralmente cenas de banquetes elaborados, ramalhetes de flores, pães onde se percebe a maciez, o brilho das porcelanas e o vidro reflexivo, onde ela por muitas vezes pintou seu próprio reflexo.

A exposição tem curadoria de Alejandro Vergara, curador-chefe da Flemish and Northern School Painting, e é organizada em parceria com o Koninklijk Museum voor Schone Kunsten da Antuérpia.

“The Art of Clara Peeters” fica em cartaz até 19 de fevereiro de 2017.

Share.

Leave A Reply