MoMA recebe doação histórica de arte latino-americana da coleção Cisneros

0

No total, Patricia Phelps de Cisneros doou 102 obras, de diversos artistas e formatos, incluindo 64 de artistas brasileiros

A colecionadora venezuelana anunciou nesta segunda-feira a doação de 102 obras ao Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York. São pinturas, esculturas e outras peças provenientes de 37 artistas do Brasil, Venezuela, Argentina e Uruguai, criadas entre as décadas de 1940 e 1990.

Entre os artistas, estão nomes como Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Jésus Rafael Soto, Alejandro Otero e Tomás Maldonado. Ao longo dos últimos 16 anos, a família Cisneros já doou outras 40 obras ao museu.

Leia mais: Conheça os artistas brasileiros mais vendidos em leilões

Patricia tem uma relação antiga com o MoMa e atualmente é fundadora e presidente do Fundo Latino Americano e Caribenho do museu. Em um comunicado, o MoMA disse que “a amplitude desta doação é sem precedentes”. A coleção latino-americana da instituição conta com mais de 5 mil obras.

O valor total das obras não foi informado, mas estima-se que ultrapasse os R$ 100 milhões. Além das obras, a família doou fundos para a criação de um Instituto de Pesquisa da Arte Latino-Americana, que deve abrir dentro de um ano.

Para Glenn Lowry, diretor do museu, a dedicação da colecionadora à arte e aos artistas da América Latina é fundamental para transformar e expandir a compreensão e a apreciação do papel significativo desta região na história da arte moderna e contemporânea.

Share.

Leave A Reply