Exposição em Amsterdã explora as pinturas de Frans Post sobre a fauna e flora brasileiras

0

Pinturas de paisagens, flora e fauna brasileiras compõem esta exposição, que retrata um mundo novo descoberto por Frans Post em meados do século 17

Em 1636, Frans Post viajou ao Brasil para visitar uma colônia holandesa no país, junto da comitiva de Joahn Maurits de Nassau, para registrar imagens desta nova colônia – suas paisagens, habitantes, a flora e a fauna. Mesmo depois de voltar ao seu país natal, em 1644, Post continuou a se inspirar e pintar as belezas naturais brasileiras ao longo de sete anos.

Agora, o Rijksmuseum apresenta, até 8 de janeiro de 2017, a exposição “Frans Post: Animals in Brazil”. Estão reunidas paisagens brasileiras e esboços preliminares, além de 34 desenhos de animais de Post que serão exibidos em público pela primeira vez. Estes estudos foram recentemente descobertos no Noord-Hollands Archief, em Haarlem.

Vista de Olinda, Brasil, Frans Post, 1662

Vista de Olinda, Brasil, Frans Post, 1662

A retrospectiva inclui seis pinturas, esboços, um mapa de parede, animais empalhados, ilustrando como Frans Post encontrou e imortalizou aquele novo e fascinante mundo. Há empréstimos de obras do Louvre (Paris) e Boijmans Van Beuningen Museum (Roterdã), entre outros.

Grafite, aquarela e guache. Esboço de Frans Post entre 1638-1643.

Grafite, aquarela e guache. Esboço de Frans Post entre 1638-1643.

O empréstimo mais especial vem do Noord-Hollands Archief. Durante um projeto de digitalização de obras, o curador da coleção Alexander de Bruin se deparou com 34 desenhos até então desconhecidos de Frans Post. São estudos de animais e plantas originais, realizados no Brasil, que provavelmente serviram de referência para as pinturas que Post realizou depois de seu retorno a Haarlem.

Share.

Leave A Reply