“America”, de Maurizio Cattelan, ocupa o Guggenheim em Nova York

0

Um assento sanitário em ouro 18k, funcionando perfeitamente, é a obra mais recente de Cattelan, à disposição dos visitantes do Guggenheim de Nova York

Um novo trabalho site-specific de Maurizio Cattelan pode ser visto no Solomon R. Guggenheim Museum em Nova York. Para “Maurizio Cattelan: America”, o artista substituiu uma das privadas de um dos banheiros públicos do museu por uma réplica totalmente funcional, em ouro maciço.

Cattelan é considerado um artista provocativo e brincalhão, e esta é sua primeira obra produzida desde sua retrospectiva no mesmo museu em 2011/2012. Este novo trabalho oferece um produto de luxo extravagante aos visitantes, que são convidados a fazer uso dele – uma intimidade sem precedentes com uma obra de arte. A privada de Cattelan flerta com os excessos do mercado de arte, ao mesmo tempo em que evoca o sonho americano de oportunidades para todos; por último, sua real utilidade nos faz lembrar de nossas inevitáveis necessidades físicas e a nossa humanidade compartilhada.

Como referencia histórica, “America” faz citação a Fountain, mictório escultórico de Marcel Duchamp de 1917. Criada quase um século depois da obra de Duchamp, a instalação de Cattelan pode ser entendida como uma contradição à transgressão artística de Fountain, restaurando a função de seus temas compartilhados.

Em paralelo à “America”, o Guggenheim publicou uma edição revisada do catálogo “Maurizio Cattelan: All”. Publicado originalmente para acompanhar a retrospectiva do artista no museu em 2011/2012, o catálogo tornou-se uma pesquisa definitiva sobre a obra do artista. No novo volume, o design foi reformulado, com a inclusão de imagens de “All” e revisão de Nancy Spector.

Share.

Leave A Reply