Adriana Varejão apresenta “Azulejão” na Gagosian, em Roma

0

Com trabalhos inéditos, criados especialmente para esta exposição, Adriana Varejão dá continuidade às suas séries inspiradas nos azulejos portugueses com grandes telas em tons de azul 

A artista brasileira Adriana Varejão apresenta, entre 1 de outubro e 10 de dezembro, a exposição “Azulejão”, na Gagosian de Roma. Uma das mais respeitadas artistas brasileiras em atividade, Varejão é reconhecida por suas reflexões incisivas sobre a rica e ainda conflituosa história e cultura do Brasil, incorporadas em seus “azulejões” ou grandes pinturas em azulejo, em curso desde 1988.

Altamente inventivas, as pinturas que simulam os azulejos traçam uma conexão entre Brasil e Portugal, através desta herança da colonização, já que os azulejos são tradicionais na arte portuguesa. Os grandes azulejos de Varejão são, na realidade, compostos sobre tela com gesso e tinta a óleo. O emplastro é aplicado densamente sobre as telas, que permanecem deitadas no solo até secar. Durante este processo de secagem, as rachaduras começam a aparecer, resultando em superfícies únicas e irrepetíveis.

Imagens do ateliê da artista, nos preparativos para a exposição. Via Facebook

 

As obras da exposição atual, concebidas especialmente para a galeria de Roma, são os maiores “azulejos” únicos da artista, imensos quadrados de 180 centímetros. Os motivos – como a cabeça de um anjo, um fragmento de arquitetura, uma rosa ou uma concha – são pintados em variações sutis de azul e branco, seguindo as referências históricas, e ampliados ao ponto de se dissolver em gestos abstratos opulentos.

Em outro de seus temas recorrentes, uma única escultura totêmica aparece na exposição, como um fragmento de arquitetura ereta azulejada, cuja transversal revela o choque de um interior sangrento e visceral, representado em um vívido trompe l’oeil.

Share.

Leave A Reply