Além de Paulo Mendes da Rocha, apenas outro brasileiro – Oscar Niemeyer – já havia sido agraciado com o Praemium Imperiale
A edição de 2016 do Praemium Imperiale International Arts Award contemplou a fotógrafa Cindy Sherman, a escultora Annette Messager, o arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha e o cineasta Martin Scorsese.
Em seu 28º ano, a premiação é considerada uma das mais importantes dadas à arte, arquitetura e cinema. A cerimônia está prevista para acontecer em Tóquio, no dia 18 de outubro, quando Sua Alteza Imperial, Príncipe Hitachi – membro honorário da Associação Japonesa de Arte – e sua esposa, Princesa Hitachi, entregarão os prêmios. Cada vencedor receberá uma medalha e também um prêmio de cerca de US$ 143 mil. Criado em 1898, o Praemium Imperiale já foi entregue a cerca de 140 artistas do mundo todo.
Neste ano, o arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha está entre os nomes agraciados. Paulo também ganho este ano o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza pelo conjunto da obra. Nascido em Vitória em 1928, é um dos mais consagrados arquitetos e urbanistas do país. Ele também é um dos dois únicos brasileiros a ter ganhado o Pritzker, prêmio mais importante da arquitetura mundial; além dele, apenas Oscar Niemeyer foi contemplado.