A Pinacoteca de São Paulo comemora até o fim de 2016 seu aniversário de 110 anos e tem aproveitando o momento para promover reflexões importantes sobre a história da instituição, de suas coleções e atividades. Como parte das celebrações, o quarto andar da Estação Pinacoteca vai abrigar “Situações: a instalação no acervo da Pinacoteca de São Paulo” até 20 de fevereiro de 2017.
No total, compõem a mostra 13 obras de 13 artistas contemporâneos brasileiros ou aqui residentes, entre eles entre eles Guto Lacaz, Jac Leirner, Cildo Meireles, Carla Zaccagnini e Mariana Manhães. Todas elas pertencem ao acervo da Pinacoteca e apresentam diferentes formas de apropriação do espaço e de relação entre o público e o trabalho de arte. A despeito de suas diferenças, carregam uma característica fundamental da instalação – elas requisitam a presença e a interação direta dos espectadores.
“A escolha por ressaltar as diversas maneiras pelas quais a produção artística brasileira, desde os anos 1980, tem se manifestado por meio da instalação reflete a opção da Pinacoteca por um olhar abrangente para a produção da arte contemporânea. Longe de forçar, portanto, uma univocidade dos trabalhos, a mostra opta por selecionar obras cuja montagem é inédita na instituição ou ainda aquelas que há algum tempo não eram expostas ao público”, explica a curadora Fernanda Pitta.