Vídeo: “Picasso, mão erudita, olho selvagem”; a importância de Guernica com Emilia Philippot

0

Com previsão de encerramento para o dia 14 de agosto, a exposição “Picasso: mão erudita, olho selvagem” ocupa o Instituto Tomie Ohtake com um vasto volume de trabalhos do artista espanhol.

As 153 peças – a grande maioria inédita no país – pertencem ao Musée National Picasso-Paris e traçam um percurso cronológico e temático em torno de conjuntos que seguem as principais fases do artista, desde os anos de formação até os últimos de produção. São 116 trabalhos do mestre espanhol – 34 pinturas, 42 desenhos, 20 esculturas e 20 gravuras –, além de uma série de 22 fotogramas de André Villers realizados em parceria com Picasso. Completam a mostra 12 fotografias de autoria de Dora Maar, três de Pirre Manciet e filmes sobre os trabalhos e seus processos de realização.

A curadoria é de Emilia Philippot, que aparece no vídeo publicado pelo Instituto falando sobre a importância de Guernica. A exposição está dividida em 10 seções, sendo uma delas é completamente dedicada a esta obra, com fotografias e estudos, além de um enfoque sobre a presença da tela em 1953 no Brasil, durante a 2ª Bienal de São Paulo.

Share.

Leave A Reply