Scottish National Gallery reúne 100 trabalhos em papel de Joseph Beuys

0

Mais de 100 desenhos e obras sobre papel de Joseph Beuys foram reunidos em nova exposição que acontece até 23 de outubro na Scottish National Gallery of Modern Art de Edimburgo.

Como parte da série de exposições “Artist Rooms”, uma parceria entre a National Gallery of Scotland e Tate, “The Drawings of Joseph Beuys” abrange toda a sua carreira como desenhista, desde 1945 até sua morte, em 1986. Isto inclui o início de sua carreira, com imagens figurativos de mulheres e animais folcloricos, assim como sua ousada e monumental “Braunkreuz”, na década de 1960. Obras sobre papel que ilustram sua tardia consciência política e social também estão na mostra.

Joseph Beuys, “Pregnant Woman with Swan,” 1959, Oil paint and watercolour on paper, 27.60 x 21.30 cm

Os visitantes da exposição, portanto, têm uma visão de toda a gama da prática criativa de Beuys, desde seu primeiros desenhos do pós-guerra; depois desta violência masculina da Segunda Guerra Mundial, Beuys se voltou para a feminilidade, retratando a sexualidade feminina, como em “Pregnant Woman with Swan” – obra que apresenta uma nova abordagem simbolista do mito de Leda e o Cisne.

A partir de então, os visitantes podem ver ideias características de Beuys começarem a tomar forma, com na obra “Energy Field”, de 1962, mostrando o que o museu chama de “um movimento entre o caos dinâmico e forma rígida, entre quente e frio, intuição e razão” que acabaria por tornar-se seu estilo de assinatura. Esta peça também testemunha o uso da gordura no trabalho de Beuys, outra de suas marcas registradas. Obras posteriores mostram evidências de ideias de Beuys, bem como o seu engajamento político.

Share.

Leave A Reply