“Destination: Latin America” oferece uma jornada multifacetada através da arte latino-americana dos séculos XX e XXI. Esboçada a partir da coleção do Neubrger Museum of Art, a exposição discute os movimentos históricos e artísticos que influenciaram a arte latina.
Em cartaz até 22 de janeiro de 2017, a mostra está organizada em cinco seções. A primeira inclui trabalhos de nomes ligados a revolução artística que surgiu logo após a Revolução Mexicana; a segunda seção apresenta esculturas e pinturas de artistas-chave da América do Sul que exploram cor, forma, espaço e movimento; a terceira seção traz obras de artistas do Caribe e da América do Sul inspiradas na arte africana, surrealismo e realismo mágico. A quarta seção aborda os desafios enfrentados por artistas que viveram sob as ditaduras das décadas de 1960, 1970 e 1980, quando a maior parte da América do Sul estava sob controle militar; e a quinta seção concentra-se nos artistas contemporâneos e seus olhares sobre a história, globalização, violência e crítica social.
Participam mais de 70 obras dos artistas Manuel Álvarez Bravo, Raúl Anguiano, Julio Antonio, Henry Bermudez, CADA, Leda Catunda, Carlos Cruz-Diez, José Luis Cuevas, Arturo Duclos, Lucio Fontana, Carlos Garaicoa, Florencio Gelabert, Alfred Jensen, Nicolás de Jesús, Wifredo Lam, Eduardo Mac Entyre, Teresa Margolles, María Martínez-Cañas, Roberto Matta, Almir Mavignier, José Clemente Orozco, Marta María Perez Bravo, Betsabeé Romero, Jesús Rafael Soto, Gerardo Suter, Rufino Tamayo, Luis Tomasello e Eugenia Vargas.
Com informações do Neuberger Museum e Artdaily