As extraordinárias formas de como artistas criaram obras usando sua própria imagem estão sendo exploradas em uma grande exposição na Scottish National Portrait Gallery. Desde sempre, artistas criam autorretratos a partir de inúmeras motivações: seja como uma vitrine de seus talentos, um posicionamento político ou uma projeção consciente de sua melhor imagem – o resultado é sempre o mesmo: o criador torna-se o assunto.
Esta é a ideia da exposição “Facing the World”, que apresenta uma seleção de importantes autorretratos, em suportes diversos, abrangendo seis séculos de produção, desde as telas de Rembrandt até as postagens de Ai Weiwei no Instagram.
Além dos citados, participam da mostra artistas como Simon Vouet, Hyacinthe Rigaud, David Wilkie, David Octavius Hill, Edvard Munch, Henri Matisse, Oskar Kokoschka, Andy Warhol, Marina Abramović, Tracey Emin, John Coplans, Ken Currie e Alison Watt, entre outros.
Ao lado das pinturas, desenhos, fotografias e esculturas, a exposição apresenta duas instalações interativas: FLICK_EU e FLICK_EU MIRROR. Como parte da FLICK_EU, os visitantes são encorajados a tirar fotos de si mesmo em uma cabine de fotos; as imagens resultantes são transmitidas durante a mostra e também online, no www.i-am-here.eu. Em FLICK_EU MIRROR os visitantes são filmados e seus rostos emergem em uma imensa projeção criada com combinações de imagens geradas por outros visitantes que também participação da FLICK_EU.
Christopher Baker, diretor da instituição, comentou: “A qualidade incrível e a variedade de trabalhos nesta grandiosa exposição europeia é reveladora. Ela aborda uma questão fundamental de como os artistas escolheram se apresentar ao mundo, desde o século XVII até hoje, através de imagens que demonstram prodigiosas realizações técnicas e expressivas. Íntimas, impressionantes e provocativas, as obras selecionadas para esta exposição oferecem insights sobre a vida, as habilidades e as preocupações de inúmeros grandes artistas e ilustram o poder duradouro dos autorretratos”.
“Facing the World: Rembrandt to Ai Weiwei” fica em exposição até 16 de outubro de 2016.