Inspirado nas Olimpíadas, o mural de Eduardo Kobra vai ocupar o Boulevard Olímpico, na zona portuária do Rio de Janeiro. Este será o maior mural do mundo criado por um único artista – superando em muito os 500m² do “El regresso de quinquela”, de Alfredo Segatori, que fica em Buenos Aires.
A arte de Kobra, batizada de “Etnias”, será composta por cinco rostos, representando os cinco continentes – número que também faz referência ao número de aros olímpicos. Os rostos representam os povos nativos de cada região retratada: um karen da Birmânia e da Tailândia para Ásia, um huli da Papua-Nova Guiné para a Oceania, um índio tapajó da Amazônia para as Américas, um chukchi da Sibéria para a Europa e um mursi da Etiópia para a África.
Foram 15 dias de preparo da parede – tapando os buracos e pintando de branco. E nas últimas semanas, Kobra e sua equipe têm trabalhado até 11 horas por dia para finalizar o mural. Já foram utilizadas mais de 2.000 latas de spray, 200 litros de tinta acrílica e 100 latas de verniz.
O Boulevard Olímpico, local escolhido para abrigar o mural gigantesco, será uma área aberta ao público, com telões exibindo os jogos olímpicos ao vivo, além de shows e outras atrações. Com 15 metros de altura, a obra está prevista para ser inaugurada no dia 30 deste mês.
Com informações do Artdaily, G1 e Terra