FIAC se expande e apresenta duas novas seções em 2016

0

A 43ª edição da FIAC (Foire Internationale d’Art Contemporaine), que acontece entre 20 e 23 de outubro no Grand Palais em Paris, está se expandindo com duas novas seções em dois novos espaços. Participam desta edição 185 galerias de 27 países, totalizando 12 galerias a mais do que em 2015. A FIAC conta com a participação de quatro galerias brasileiras; Luciana Brito, Fortes Vilaça, Mendes Wood DM e Luisa Strina.

Uma nova seção da feira, chamada “On Site”, vai ocupar o Petit Palais que, assim como o Grand Palais, foi construído para a Exposition Universelle em 1900. Mais de 30 esculturas e instalações vão ocupar os espaços da Galerie Sud, Pavillion Sud e Jardin du Petir Palais, assim como a esplanada em frente ao edifício, em uma conexão direta com os estandes do Grand Palais.

Outra novidade é o uso do Salon Jean Perrin, no Grand Palais, onde nove galerias vao apresentar exposições de artistas históricos da década de 1970, incluindo Darío Villalba (Luis Adelantado, Espanha), Nil Yalter (Espaivisor, Espanha), Henri Chopin (Richard Saltoun, Inglaterra), William S. Burroughs (Semiose, França) e Tetsumi Kudo (Christophe Gaillard, França).

Ellis King at (Off)icielle. Courtesy Fiac, photo: Etienne Pottier

Apesar do crescimento da feira principal, os organizadores decidiram no inicio do ano encerrar a feira satélite Officielle, que durou apenas dois anos e atuou como com uma extensão da FIAC dedicada a arte emergente.

Isso significa que os setores da própria FIAC, Salon d’Honneus, Upper Galleries e Lafayette (todos dedicados a arte emergente e artistas e galerias inovadores) devem atrair os amantes da arte mais jovem e recente.

Este ano também deve elevar a concorrência entre a Frieze Week de Londres e a FIAC, normalmente realizadas em semanas subsequentes, de modo a facilitar a participação dos colecionadores estrangeiros em ambas. Este ano, para evitar o confronto com o feriado judaico Yom Kippur, em 11 de outubro, houve mudanças nas datas: a Frieze acontece entre 5 e 9 de outubro, enquanto a FIAC acontece a partir de 20 de outubro. Este intervalo maior pode afetar a presença dos colecionadores, escolhendo entre uma ou outra ao invés de marcar presença em ambas.

Com informações de FIAC, The Art Newspaper e Artnet

Share.

Leave A Reply