Vídeo: “The Floating Piers”, de Christo e Jeanne-Claude

0

Durante menos de um mês os visitantes da instalação de Christo, “The Floating Piers”, estão sentindo como é andar sobre as águas, enquanto passeiam em meio ao Lago Iseo – o quarto maior da Itália. A instalação consiste em passarelas flutuantes de 16 metros de largura, que ondulam com o movimento da água, em um trajeto de cerca de três quilômetros.

“The Floating Piers” foi idealizado pela primeira vez por Christo e Jeanne-Claude em 1970 (primeiro consideraram a ideia para o delta do Rio de la Plata, na Argentina e, mais tarde, para a Baía de Tóquio, nos anos 1990, mas não receberam as autorizações necessárias). Agora, o Lago Iseo mostrou-se perfeito para a instalação – a primeira obra do artista em grande dimensão desde que ele e Jeanne-Claude apresentaram “The Gates”, em 2005, e desde o falecimento dela em 2009.

A instalação é uma imensidão de tecido amarelo, de 100 mil m², construída sobre um sistema de docas modulares flutuantes sobre cubos de polietileno de alta densidade, que ondulam com o movimento das ondas. Os visitantes puderam caminhar sobre ela a partir de Sulzano até o Monte Isola e também à ilha de San Paolo.

Este vídeo, publicado pela Vernissage TV, traz imagens impressionantes de um sobrevoo da “The Floating Piers”, com o visual das passarelas, dos visitantes caminhando sobre elas e das montanhas ao redor.

Share.

Leave A Reply