Com curadoria de Ivo Mesquita e José Augusto Ribeiro, a exposição “Fora da Ordem” vai ocupar todo o primeiro andar da Pinacoteca com uma seleção de 137 obras do acervo da Coleção Helga de Alvear. São pinturas, esculturas, vídeos, instalações, desenhos e gravuras de grandes nomes da arte internacional, realizadas a partir da década de 1930, com ênfase na produção de meados da década de 1960 até os dias de hoje. A mostra permanece em cartaz até 26 de setembro.
Na mostra, estão reunidas obras de quase 70 artistas, incluindo nomes influentes da arte moderna, como Wassily Kandinsky, Marcel Duchamp e Josef Albers; artistas relacionados a algumas das principais vertentes do pós-guerra norte-americano, como Donald Judd, Dan Flavin, Bruce Nauman e Gordon Matta-Clark; importantes autores da produção contemporânea, a exemplo de Gerhard Richter, Cindy Sherman, Franz West, Jeff Wall e Thomas Ruff; e outros que começaram a sua trajetória nos últimos 30 anos, como Francis Alÿs, Pierre Huyghe, Mark Leckey, Martin Creed, Marcel Dzama e Chen Wei. Os brasileiros Jac Leirner, Iran do Espírito Santo e José Damasceno também participam da exposição.
Os trabalhos não estão expostos em ordem cronológica, mas se revezam de acordo com eixos temáticos, que privilegiam e justapõem duas vertentes predominantes na coleção: de um lado, a inclinação surrealista, quase fantasiosa; de outro, formas simples e geométricas, ligadas ao minimalismo e às vertentes construtivas. A intenção, ao invés de marcar as diferenças, é a de destacar os pontos de conexão entre ambas.
“Fora da ordem aponta para a intensidade enérgica de estruturas com lógica abstrata, frequentemente descritas como neutras, sóbrias ou discretas, e para o que há de cálculo, disciplina e construção em situações de contrassenso e absurdo”, complementa Ribeiro.
Helga de Alvear, marchand alemã radicada na Espanha, é uma das vozes mais respeitadas da cena de arte europeia. Sua coleção, que conta com mais de 3 mil peças, foi cedida em 2010 a uma fundação sediada em Cáceres, que leva o nome de “Centro de artes Visuais Helga de Alvear”.