Frieze Londres anuncia detalhes de sua 14ª edição, com a presença de oito galerias brasileiras

0

A Frieze revelou hoje quais são as galerias, curadores e artistas que vão participar da 14ª edição da feira internacional de arte e da Frieze Projects, assim como da 5ª edição da Frieze Masters. A semana que agita a cena de arte londrina acontece a partir de 6 de outubro.

Estande da David Zwirner na Frieze Londres 2015

 

Uma das feiras mais importantes do mundo das artes, a Frieze reúne 160 galerias de 30 países; entre elas, participma no setor principal as brasileiras A Gentil Carioca, Fortes Vilaça, Mendes Wood DM, Galeria Luisa Strina e Vermelho; no setor Focus, que retorna nesta edição e se dedica às galerias emergentes, está a galeria Jaqueline Martins. Outro setor que está de volta é o Live, dedicado à performances, que destaca a estreia internacional de “Para um corpo…”, da série “Hábiot/Habitante” de Martha Araújo (Galeria Jaqueline Martins, São Paulo & PM8, Vigo).

Outros destaques da Frieze incluem uma instalação de luz de James Turrell e um novo setor chamado “The 90s”, organizado pelo curador Nicolas Trembley, que vai recriar exposições seminais da década, incluindo a estreia de Wolfgang Tillman na galeria Daniel Buchholz em 1993.

 

Julie Verhoeven, Whiskers Between My Legs (still), 2014. Video.

A Frieze Projects vai exibir obras criadas sob demanda dos artistas convidados Sibylle Berg & Claus Richter; Martin Soto Climent; Coco Fusco; Operndorf Afrika (Opera Village Africa); Julie Verhoeven; Samson Young; e o vencedor do Frieze Artist Award de 2016, Yuri Pattison.

Conrad Shawcross, The Dappled Light of the Sun IV (2015), Victoria Miro, Frieze Sculpture Park 2015

 

Dando sequencia a uma permanência de sucesso de três meses seguidos (2015/2016), o Frieze Sculpture Park ocupará novamente os jardins do Regent’s Park, como uma grande atração cultural gratuita no coração de Londres. Com curadoria de Clare Lilley e obras de grandes dimensões apresentadas por artistas e galerias tanto da Frieze quanto da Frieze Masters, o setor deve anunciar em breve as obras que deverá exibir.

Enquanto isso, a Frieze Masters vai reunir 134 galerias dedicadas a arte histórica e moderna, entre elas as galerias brasileiras Dan e Marilia Razuk Os curadores Toby Kamps, Tim Marlow e Sir Norman Rosenthal vão conceber seções e programas dedicados as descobertas artísticas e ao conhecimento. A feira terá apresentações individuais dos trabalhos de Anni Albers, Lynn Chadwick, Paula Rego e Susan Rothenberg.

Com informações de Frieze, My Art Guides, Artforum e Blouin Artinfo

Share.

Leave A Reply