A feira internacional de arte mais expressiva do calendário chega a sua 47ª edição e acontece entre 16 e 19 de junho com um lineup de 287 galerias de arte moderna e contemporânea.
Com a reputação de apresentar obras de altissima qualidade, a Art Basel tem atraído tanto as principais galerias intenacionais quanto os mais infuentes colecionadores do mundo. A mostra é organizada em oito setores distintos, que abrangem todos os tipos de suporte das artes visuais.
O setor principal da feira é o Galleries, que traz obras de mais de 4 mil artistas. Entre as galerias, estão três brasileiras: A Gentil Carioca, Fortes Vilaça e Luisa Strina.
No Feature estão projetos de artistas estabelecidos no mercado e podem incluir apresentações individuais ou temáticas. Neste setor as galerias brasileiras Bergamin & Gomide e Mendes Wood DM exibem obras de Mira Schendel e Solange Pessoa / Francesca Woodman, respectivamente.
Com curadoria de Gianni Jetzer, o setor Unlimited é uma plataforma de exposição pioneira que trascende os suportes clássicos de exposição, incluindo esculturas e pinturas gigantes, projeções de vídeo, instalações em grande escala e performances ao vivo. Destaque para os brasileiros Laura Lima (A Gentil Carioca, Tanya Bonakdar Gallery, Galeria Luisa Strina), Paulo Nazareth (Mendes Wood DM, Meyer Riegger, Galleria Franco Noero), Tunga (Luhring Augustine, Galleria Franco Noero) e o grupo Chelpa Ferro (Sprovieri).
Instaladas ao redor do centro histórico da cidade estão 19 instalações site-specific do setor Parcours, com curadoria de Samuel Leuenberger e obras de artistas consagrados e emergentes, como Jim Dine, Alfredo Jaar, Hans Josephsohn, Virginia Overton e Ilya e Emilia Kabakov, entre outros.
A feira apresenta ainda os setores Statements (individuais de artistas emegentes); Edition (gravuras e múltiplos); Film e Magazines.
Em paralelo à feira principal, Basel recebe ainda feiras satélites como a Liste Art Fair, Volta 12, Photo Basel, SCOPE e a Design Miami Basel.