Museu do Prado celebra a arte colossal de Hieronymus Bosch

0

Este ano se completa o 5º centenário de morte do pintor holandês Hieronymus Bosch (circa 1450-1516). Para marcar a ocasião, o Museu do Prado de Madri e a Fundação BBVA estão apresentando a primeira exposição monográfica das obras do artista na Espanha, nesta que é a mais abrangente mostra de seu trabalho até hoje.

De acordo com o Museu, “os imensos poderes de invenção de Bosch são evidentes nas inovações que ele introduziu na técnica de pintura, especialmente em seu tratamento distintivo da superfície pictórica, além do conteúdo de suas obras, que são difíceis ou até mesmo impossíveis de decifrar, já que muitas das chaves para interpretá-las hoje estão perdidas”.

Com curadoria de Pilar Silva, “Bosch. The 5th Centenary Exhibition” reúne mais de 50 obras do artista, incluindo 21 pinturas e oito desenhos originais, que representam mais de 75% de sua produção sobrevivente. A exposição também inclui gravuras, relevos, miniaturas e pinturas de outros artistas importantes, possibilitando uma melhor compreensão do contexto em que Bosch produziu suas obras.

Graças ao interesse do rei Filipe II de Espanha por Bosch (ele adquiriu muitas das obras do artista), a Espanha tem o melhor grupo de pinturas originais. Todas as oito são apresentadas na exposição, juntando-se a obras-primas da coleção do Prado e outras emprestadas de instituições internacionais.

A mostra, que permanece em cartaz até 11 de setembro, está dividida em sete seções: a primeira é “Bosch and ‘s-Hertogenbosch”, seguida de outras seis seções temáticas: “The Childhood and Ministry of Christ”; “The Saints”; “From Paradise to Hell”; “The Garden of Earthly Delights”; “The World and Men: Mortal Sins and non-religious works”; e “The Passion of Christ”.

Com informações de Artdaily, Blouin Artinfo e The Art Newspaper

Share.

Leave A Reply