O Google desenvolveu uma câmera capaz de registrar imagens em gigapixel, ou seja, compostas por mais de um bilhão de pixels, permitindo ver detalhes invisíveis a olho nu. A Art Camera, como vem sendo chamada, tem sido usada pelo Google Cultural Institute para registrar obras de arte nos mínimos detalhes.
O novo dispositivo da companhia é conduzido automaticamente por cada detalhe, garantindo centenas de imagens em alta resolução das telas. Para garantir o foco correto, a câmera é equipada com laser e sonar, que usa alta frequência de som para medir a distância em relação ao quadro.
Quando os detalhes desejados são compreendidos pela câmera, os softwares do Google tiram centenas de fotos em close de cada um deles, até cobrir toda a pintura. Após fotografar todos os pontos em superzoom, esses mesmos programas unem as partes e compõem uma imagem única de ultra-alta resolução.
Em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, celebrado nesta semana, o Google disponibilizou a galeria online com milhares de imagens em alta definição feitos com a Art Camera. Há trabalhos de artistas como Pissarro, Signac, Rembrandt, Van Gogh e Monet.
Neste site é possível explorar algumas obras de arte em detalhes difíceis de serem vistos a olho nu. Confira abaixo um vídeo da Art Camera em ação.
Publicado originalmente em Techtudo, em 20/05/2016