Mostra gigante de Banksy estreia em Roma

0

Uma nova exposição dedicada ao trabalho de Banksy deve abrir em Roma no próximo dia 24 de maio. “Guerra, Capitalismo & Liberta” vai explorar as questões contemporâneas através do olhar do polêmico artista de rua no Palazzo Cipolla até 4 de setembro.

Foi reunida uma extensa seleção de trabalhos do artista, em sua maioria provenientes de coleções privadas internacionais. São pinturas, gravuras, esculturas e objetos raros, muitos dos quais nunca exibidos anteriormente. Apesar de ter caráter educacional e sem fins lucrativos, a mostra não teria a autorização do próprio artista, cuja identidade verdadeira permanece uma incógnita.

Acoris Andipa, co-curador da exposição, comenta:

“Esta é a maior exposição com obras do artista conhecido como Banksy, com um corpo de mais de 120 trabalhos, incluindo esculturas, stencils e outras expressões artísticas, todas estritamente oriundas de coleções particulares e, portanto, não removidas das ruas. O trabalho analisa criticamente as questões contemporâneas de guerra, consumismo e política; é a primeira vez que um grande acervo de obras de Banksy, considerado hoje o melhor artista de rua do mundo, recebeu curadoria por parte de um museu importante e independente”.

Banksy é uma das figuras culturais mais discutidas, debatidas e aclamadas da nossa época, cativando o público internacional desde o final da década de 1990. Sua arte tem uma mistura única de humor e humanidade, emprestando a voz para aqueles que, de outra forma, não seriam ouvidos.

Seu anonimato e a sua forma de atuar significam que é tão difícil de resumir quanto o seu trabalho e, por isso, uma retrospectiva de suas obras nunca foi – oficialmente ou não – exposta em um museu privado aberto ao público.

Com informações de FAD, Artlyst e Artnet

Share.

Leave A Reply