Pintura achada em porão de Nova Jersey é uma das primeiras de Rembrandt

0

Uma pintura que definhava num porão em Nova Jersey e que acabou se revelando uma das primeiras obras do mestre holandês Rembrandt foi colocada em exposição nesta última quarta, 11, no Museu J. Paul Getty, na Califórnia, nos Estados Unidos, como peça chave de uma mostra sobre o artista do século 17.

“The Unconscious Patient (An Allegory of the Sense of Smell)” ou, em tradução livre, “O Paciente Inconsciente (Uma Alegoria do Sentido do Olfato)”, mostra dois homens passando um pano pelo nariz de um terceiro que está desmaiando. A pintura é de 1624, disse o museu em comunicado.

O trabalho, de 22 por 18 centímetros, é um dos cinco sobre sentidos que o holandês Rembrandt (1606-1669) pintou quando adolescente. Ele será exibido com dois outros, audição e tato, até 28 de agosto, quando a exposição iniciará um giro internacional.

A jornada da pintura de um porão de Nova Jersey até os altos escalões do mundo da arte começou em julho, quando os filhos que limpavam a casa da sua família depois da morte dos pais contataram John Nye, dono de uma casa de leilão. “A pintura era extraordinariamente banal”, disse Nye. “Parecia um retrato escuro e descolorido de três pessoas, uma das quais estava desmaiada.”

Veja o quadro na íntegra:

The Unconscious Patient (An Allegory of the Sense of Smell), circa 1624, Rembrandt

The Unconscious Patient (An Allegory of the Sense of Smell), circa 1624, Rembrandt

Publicada originalmente no Metro Jornal em 12/06/2016

Share.

Leave A Reply