A Frieze comemora 25 anos em 2016 – e sua 5ª edição nova-iorquina ocupa novamente o Randall’s Island Park, no East River, recebendo o público geral entre amanhã (dia 5) e domingo (8); hoje, a feira abre suas portas apenas para convidados. Com a participação de 202 galerias de 31 países, exibindo obras de mais de 1000 artistas, a feira vem se tornando uma das maiores e melhores de Nova York – no ano passado, a feira recebeu aproximadamente 40 mil visitantes.
A expectativa é de que a Frieze Nova York consiga reunir, este ano, trabalhos de artistas de quase todos os continentes, prometendo uma mistura eclética de arte contemporânea e moderna. Além das seções de costume – Frame, Focus e Spotlight, que destacam galerias emergentes, exposições individuais e arte do século 20, respectivamente – a feira conta este ano com seis intervenções, organizadas pela curadora do High Line Art, Cecilia Alemani, para a Frieze Projects.
Nove galerias brasileiras participam desta edição. Na seção principal estarão as galerias A Gentil Carioca, Casa Triângulo, Galeria Fortes Vilaça, Mendes Wood DM e Vermelho. A seção Frame apresenta a Galeria Jaqueline Martins e, na seção Spotlight, as galerias Raquel Arnauld, Baró e Nara Roesler trazem mostras de Sergio Camargo, Felipe Ehenberg, e Abraham Palatnik, respectivamente.
A Frieze Week é a segunda semana mais importante dedicada à arte da cidade de Nova York, ficando atrás apenas da Armory Week. Este ano, acontecem cerca de 11 feiras em paralelo à Frieze, sem falar das inúmeras exposições e eventos que pulverizam a cidade.
Com informações de Frieze, Artnews e Artnet