A National Portraits de Londres anunciou uma grande exposição com os retratos de Pablo Picasso, com abertura prevista para o próximo mês de outubro. Todas as fases da carreira do artista estarão representadas, desde os retratos realistas de sua infância até as telas mais gestuais de sua fase madura. Esta é a maior exposição dedicada aos seus retratos desde “Picasso and Portraiture”, exibida no MoMA (Nova York) e no Grand Palais (Paris) em 1996.
“Picasso Portraits” tem a colaboração do Museu Picasso de Barcelona e vai incluir 75 obras do artista em suportes diversos, desde conhecidas obras-primas até trabalhos que nunca foram exibidos no Reino Unido. Estes últimos incluem o extraordinário retrato cubista de 1910 de Daniel-Henry Kahnweiler (dealer alemão e um dos defensores iniciais do trabalho de Picasso), emprestado pelo Art Institute of Chicago; e um retrato requintado datado de 1938 de Nusch Eluard, acrobata, artista e esposa do poeta surrealista Paul Eluard, vindo de uma coleção particular.
O fato de Picasso não trabalhar sob encomendas e retratar pessoas de seu círculo íntimo fez com que ele desfrutasse de uma liberdade excepcional como retratista, trabalhando de diferentes maneiras e estilos. Poses formais coexistem com caricaturas espirituosas e desenhos clássicos com pinturas expressivas criadas de memória, que refletem a sua compreensão da identidade e personalidade do retratado.
A exposição ainda inclui uma série de autorretratos, além de telas e caricaturas de amigos, amantes, esposas e filhos de Picasso – nomes como Guillaume Apollinaire, Carles Casagemas, Santiago Rusiñol, Jaume Sabartés, Jean Cocteau, Igor Stravinsky, Fernande Olivier, Olga Picasso, Marie-Thérèse Walter, Dora Maar, Lee Miller, Françoise Gilot e Jacqueline Picasso, entre outros.
Com curadoria de Elizabeth Cowling, a exposição conta com obras emprestadas de grandes acervos internacionais, como o British Museum, Tate, Musée National Picasso (Paris), Centre Pompidou, MoMA e Guggenheim, entre outros. A exposição também exibe empréstimos importantes de herdeiros do artista e colecionadores particulares.
“Picasso Portraits” vai ocupar a National Portrait Gallery, em Londres, de 6 de outubro de 2016 a 5 de fevereiro de 2017.
Com informações de Artdaily, Artlyst e National Portrait Gallery