O “The Art Newspaper” publicou um especial com um levantamento das exposições que atraíram mais visitantes em todo o mundo, segmentados por categoria e também destacando o comportamento em algumas cidades.
O Brasil se destacou na categoria “Pós-impressionistas e Modernos”, com cinco exposições no Top 10 – todas elas com entrada gratuita. Este é o terceiro ano consecutivo que o CCBB ocupa o topo da lista, desta vez com a mostra “Picasso e a modernidade espanhola”, com mais de 620 mil visitantes. A mesma mostra, exibida em São Paulo, aparece em 10º lugar, com cerca de 235 mil visitantes.
Na categoria de Arte Contemporânea, mais uma vez temos instituições brasileiras entre as dez mais visitadas. Ocupando o 7º lugar está a exposição “Projeto OIR – My city, de Song Dong”, no CCBB do Rio, com mais de 100 mil visitantes, enquanto a mostra de Ron Mueck na Pinacoteca do Estado de São Paulo aparece na 8ª posição, com mais de 402 mil visitantes. Vale lembrar que o ranking considera o número médio de visitação diária.
No ranking global, que considera a frequência total a museus e centros culturais do mundo inteiro, o museu mais visitado do mundo é o Louvre, em Paris, com 8,6 milhões de pessoas em 2015; seguido do British Museum, em Londres, com 6,820 milhões; e do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, com 6,533 milhões de visitantes.
Com informações do The Art Newspaper e Terra