Durante toda esta semana, a programação cultural da cidade de São Paulo está sendo dominada pelas artes visuais, graças à 12ª edição da SP-Arte. A feira internacional, uma das mais expressivas da América Latina, recebe hoje apenas convidados; o público em geral pode conferir o melhor das galerias entre amanhã, dia 7, e domingo, dia 10.
*** O portal Touch of Class reuniu aqui todas as matérias relacionadas à SP-Arte/2016 ***
Apresentando um panorama da arte moderna e contemporânea, e servindo como termômetro da economia criativa, a Feira traz em 2016 mais de 120 galerias, entre nacionais e estrangeiras, e 2000 artistas – que se traduzem nos mais diferentes formatos, como pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação e vídeo.
Além disso, durante os quatro dias, a feira oferece seminários, performances artísticas e mostras individuais. Em paralelo, as galerias paulistanas também prepararam uma programação especial, com exposições e outros eventos especiais.
A novidade deste ano é o lançamento do setor Design, com peças assinadas de mobiliário, iluminação e antiguidade. De volta para a sua segunda edição, o setor Open Plan tem curadoria de Jacopo Crivelli Visconti e traz obras comissionadas especialmente para a SP-Arte. No Showcase, galerias escolhem até três artistas que merecem atenção especial. O Solo vai apresentar trajetórias individuais consistentes da nova geração de artistas, sob curadoria de Luiza Teixeira de Freitas. E o setor Geral traz tradicional combinação das melhores galerias nacionais e internacionais.
Em todos os dias, o setor Performance tem apresentações regulares pelas rampas e corredores do Pavilhão, com artistas escolhidos através de uma seleção pública por um júri formado por Cauê Alves e Solange Farkas.
Durante toda a sua trajetória, a feira tem se mostrado uma excelente plataforma para negócios. Para o publico leigo, pode ser considerada uma exposição múltipla, plural e ampla, que reúne em um mesmo lugar o que há de melhor na produção global de arte.