Tomando Monet como o ponto de partida, a Royal Academy of Arts de Londres vai analisar a presença dos jardins nas representações pictóricas entre o começo da década de 1860 e os anos 20 do século passado, na mostra “Painting the Modern Garden: Monet to Matisse”.
A exposição, que reúne cerca de 120 obras, nos permite avaliar como a evolução da história da arte se refletiu nas representações de um motivo tão aparentemente tradicional como um jardim – seja ele público ou privado, silvestre ou criado pelo homem.
Monet foi, possivelmente, o mais importante pintor que retratou os jardins, mas este universo também encantou artistas como Renoir, Cézanne, Pissarro, Manet, Sargent, Kandinsky, Van Gogh, Matisse, Klimt e Klee.
Os destaques incluem uma seleção notável de Monet, incluindo o monumental “Agapanthus Triptych” – reunidos especialmente para a exposição, a tela de Renoir “Monet Painting in His Garden at Argenteuil” e “Murnau The Garden II”, de Kandinsky.
A exposição foi organizada em colaboração com o Cleveland Museum of Art e permanece em cartaz entre 30 de janeiro e 20 de abril.