Acabando com o suspense, o artista britânico Banksy finalmente anunciou nesta quinta-feira, dia 20, a abertura de Dismaland. Confirmando os rumores dos últimos dias, o novo projeto do artista ocupará uma área desativada de um resort na região litorânea de Somerset, no Reino Unido.
Segundo o site oficial, Dismaland é um “festival de arte, diversões e anarquia para principiantes”. O parque estará aberto durante cinco semanas, entre 22 de agosto e 27 de setembro; serão aceitos até quatro mil visitantes por dia, e a entrada (que custa três libras) só poderá ser comprada no site da atração.
O festival de arte, mascarado de parque de diversão, satiriza o universo da Disneylandia. Além de 10 trabalhos inéditos de Banksy, a atração apresenta produções de outros 58 artistas internacionais convidados, como Damien Hirst, Bill Barminski, Caitlin Cherry, Mike Ross e John Keyes, entre outros.
Os visitantes vão encontrar um mundo em miniatura feito à mão por Jimmy Cauty; um garanhão construído a partir de andaimes, de Ben Longo; e um veículo blindado, repaginado com escorregadores infantis, entre outros destaques.
Banksy é um ícone contemporâneo, cuja identidade permanece cercada de mistério e polêmica. Seus trabalhos ficaram conhecidos no mundo todo pelo teor satírico e contestador, que denuncia os problemas da sociedade atual.
Com informações do The Guardian, Dismaland, BBC e Blouin Artinfo