Exposição inédita em São Paulo mostra relevos feitos em placas de mármore travertino, que ficaram anos no prédio do Banco Cruzeiro do Sul. Hoje, as obras pertencem ao acervo Instituto Moreira Sale e estão em comodato com o Instituto Victor Brecheret. A proposta é que a exposição permaneça por um ano no MuBE.
Comemorando 20 anos de sua fundação, o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura revela, ao público paulista, os relevos, em mármore travertino, do escultor Victor Brecheret, que decoravam um edifício da Rua XV de Novembro, no centro urbano de São Paulo. São oito peças, com tamanhos que variam de 0,85m X 0,85m a 1,25m X 1,25 e pesam cerca de 600 kg.
Desaparecidos do horizonte da cidade, quando da demolição do edifício, agora retornam mostrando, não só a inigualável qualidade artística do escultor de São Paulo, mas a revelação da potência do feminino no seu universo criativo.
As mulheres encarnam todas as benéficas, prósperas e progressistas atividades responsáveis pelo acelerado progresso de São Paulo que, na década de 50, era a locomotiva do Brasil, dando início à instalação do centro financeiro mundial, que é hoje.
Nestes painéis, Brecheret materializou Mulheres Poderosas, que encarnam alegorias ou símbolos dos mananciais das riquezas do Estado de São Paulo e do Brasil.
Lá estão, em primazia, Mulher Alegoria da Agricultura do Café, riqueza primordial do país, naquele momento, seguida de outras Mulheres Alegorias das mais importantes atividades econômicas: Alegorias da Indústria, do Comércio, da Construção, da Agropecuária, da Aviação. Além destes painéis externos, Brecheret concebeu dois menores, localizados no interior do edifício, como balcões. Neles, as figuras femininas alegóricas, segurando os símbolos, que as caracterizam, reunidas em grupos de cinco compõem frisos, como os templos gregos, com a mesma atmosfera sacra e transcendental.
Contemplar o conjunto dos oito painéis, onde preponderam, poderosamente, as figuras das Mulheres é expor-se às emanações do sagrado feminino. (Daisy Peccinini)
Mostra: Mulheres no Universo de Brecheret
Local: MuBE
Vernissage: 2 de setembro de 2015
Exposição: 3 de setembro a 29 de outubro de 2015
Curadoria: Daisy Peccinini
Entrada: Franca
Informações de Viviane Nunes Comunicação