A Tate anunciou os destaques de seu programa de exposições de 2016, com grandes mostras dos artistas mais proeminentes do século XX: Francis Bacon na Tate Liverpool; Georgia O’Keeffe e Robert Rauschenberg na Tate Modern; e Paul Nash na Tate Britain. A viagem de Paul Gaugin ao Taiti será o tema de trabalho de duas artistas contemporâneas na exposição da Tate St Ives.
Georgia O’Keeffe é o destaque do verão britânico na Tate Modern, enquanto a mostra de Robert Rauschemberg explora os caminhos de sua arte na segunda metade do século 20 – com suas telas, esculturas, fotografias, gravuras e instalações. Com um olhar mais amplo sobre o contexto internacional, a Tate Modern inclui ainda em seu programa expositivo Mona Hatoum, Bhuphen Khakar e Wifredo Lam.
Além de Paul Nash, a Tate Britain apresenta “Art and Photography from the Pre-Raphaelites to the Modern Age”, que vai explorar a relação entre os fotógrafos pioneiros e os artistas pré-rafaelitas e impressionistas; já “Conceptual Art in Britain 1964-1979” vai traçar as origens deste influente movimento da arte.
Reabrindo em maio, depois de temporariamente fechada para reforma, a Tate St Ives apresenta um par de exposições sobrepostas, que exploram o oceano, as paisagens e as cerâmicas. Uma será a individual de Jessica Warboys e a segunda, uma panorâmica internacional de ceramistas. No fim do ano, Rosalind Nashashibi e Lucy Skaer apresentam um filme sobre a viagem de Gauguin ao Taiti.