A Royal Academy of Arts e o artista Ai Weiwei criaram uma campanha no Kickstarter para instalar uma obra site-specific nos jardins da instituição. O trabalho é um conjunto de oito enormes árvores – cada uma com cerca de sete metros de altura, agrupadas em torno de um divã de mármore – que criarão um ambiente a ser explorado pelo público no centro de Londres, entre setembro e dezembro deste ano.
Ai Weiwei iniciou esta série, “Tree”, em 2009, e o trabalho em oito partes, a ser instalado na RA, será o maior até então. Ai adquire partes de árvores mortas, coletadas nas montanhas do sul da China, e as leva até seu estúdio, onde carpinteiros as transformam em “árvores completas”.
No portal onde a ação está hospedada, a descrição do projeto diz que é necessário “angariar £100,000 para trazer este magnífico trabalho ao Annenberg Courtyard, onde os visitantes poderão apreciá-la gratuitamente”. O texto diz ainda que está é uma oportunidade de construir uma conexão entre o trabalho de Ai Weiwei e a Royal Academy os Arts.
A instalação estará em exibição simultaneamente a uma retrospectiva do artista nas galerias principais da Royal Academy, que celebrará mais de duas décadas de produção de Weiwei.
Segundo a página no Kikstarter, até o momento o projeto já arrecadou £32,834, vindos de 594 doadores. A campanha permanece ativa até 21 de agosto.
Com informações do Artnet e Artlyst