Enquanto os preços da arte italiana do pós-guerra continuam a quebrar recordes na Europa, a Tornabuoni Art está prestes a abrir uma galeria na capital do Reino Unido. A previsão é que a galeria seja inaugurada em outubro, uma semana antes dos leilões de arte italiana começarem.
Segundo Ursula Casamonti, diretora da nova galeria, “Londres era uma escolha óbvia de expansão”. A primeira exposição (entre 8/10 a 5/12) contará com mais de 40 obras de Lucio Fontana, incluindo a rara “L’Inferno”, de 1956. Esta será a primeira exposição individual do artista italiano em Londres em mais de uma década.
As obras de Fontana têm sido valorizadas acentuadamente ao longo dos últimos anos. Seu recorde em leilões é de € 19 milhões, alcançado em novembro de 2013 por uma de suas pinturas Concetto Spaziale. Vários trabalhos que serão expostos na abertura da Tornabuoni Art estão com preços acima de € 5 milhões.
Exposições individuais de Alighiero Boetti, Arnaldo Pomodoro, Francesca Pasquali e Luca Pignatelli também estão sendo organizados para a nova galeria de Londres. Uma mostra coletiva de mestres italianos das décadas de 1950 e 1960 também está nos planos.
Roberto Casamonti inaugurou a Tornabuoni Art em Florença em 1981 e depois abriu novas galerias em Milão, Portofino, Fort dei Marmi e Paris. Agora, sua filha Ursula vai tomar conta da galeria em Mayfair.