Artnews publica sua 25ª lista anual dos Top 200 Colecionadores

0

 

Novamente a lista está cheia de nomes familiares, ao lado de novos nomes de colecionadores. Graças ao crescimento internacional, o mercado de arte se ampliou em proporções sem precedentes nos últimos tempos. Como evidência disso, podemos observar os recordes alcançados em leiloes, além de uma busca insaciável pelas galerias de arte contemporânea.

A lista dos Top 200 deste ano é um tanto eclética. Mega colecionadores como Dakis Joannou e Eli Broad permanecem intocáveis. No entanto, 26 nomes aparecem pela primeira vez na lista. Entre os novatos, estão os magnatas alemães Sabine e Hasso Plattner, o bilionário grego George Economou e p ator Leonardo Di Caprio. Também chama atenção o fato de 10 dos 26 nomes virem da Ásia ou do Oriente Médio.

Este ano, seis brasileiros figuram na lista: Ricard Akagawa; Bernardo Paz; Andrea e José Olympio Pereira; Susana e Ricardo Steinbruch; Joseph Safra; e Genny e Selmo Nissenbaum.

Os colecionadores que vivem parcialmente ou em tempo integral em Nova York somam 44 das 200 entradas. Eles variam desde os magnatas dos cosméticos Jo e Ronald Lauder até novos nomes como o do neurocirurgião Frank Moore e sua esposa Nina.

Em comemoração os 25 anos da lista, o portal traz uma mini-biografia de cada um dos nomes anunciados, com fotos e um fato curioso de cada colecionador.

Assim como nos anos anteriores, a lista é formada através de entrevistas confidenciais com profissionais da arte de todo o mundo, apresentando colecionadores ativos em uma ampla esfera de períodos, estilos e áreas.

Confira a lista original no portal ArtNews

 

Por dentro da lista

Colecionadores que estão na lista desde 1990

Colecionadores listados por 20 vezes ou mais

46 têm seu próprio museu ou galeria

 

Onde vivem estes colecionadores?

O que eles colecionam?

 

Colecionadores que apareceram pela primeira vez em 2015

 

 

 

 

Share.

Leave A Reply