Com 1ª mostra em Buenos Aires, Vik Muniz critica público de museus

0

Vik Muniz talvez seja um dos artistas brasileiros hoje mais populares. Fez abertura de novela e documentários com tom social. Suas obras usando chocolate, caviar e diamantes decoram selfies e fotos postadas nas redes sociais mundo afora. Mas ele quer que as pessoas o vejam no museu.

“Um dia uma pessoa me disse que não gostava do meu trabalho. Eu perguntei: ‘Onde você viu?’. Ela me respondeu que foi na internet. Poxa, isso é igual a ver uma foto de uma manga [a fruta]sem nunca tê-la provado”, teoriza o artista.

Agora é a vez dos argentinos de “provar” a obra de Vik Muniz. Ele abre sua primeira exposição na cidade no Muntref (Museu da Universidade Tres de Febrero), em Buenos Aires. É uma retrospectiva com as principais obras dos 20 anos de carreira do artista.

Para a exposição, criou uma obra dedicada especialmente à cidade, parte da série “Cartões Postais de Lugar Nenhum”, em que já retratou Paris, Rio e Nova York. “Os reflexos das pessoas nos cafés são a imagem que tenho da cidade, que aprendi a ver lendo sobre ela”, diz. Escolheu, porém, o Obelisco, tradicional ponto turístico da capital argentina.

vk

vk2

vk3

Share.

Leave A Reply