Berna Reale representa o Brasil na Bienal de Veneza

0

Berna Reale representa Brasil na Bienal de Veneza e, em paralelo, apresenta Eccoci!, projeto independente que exibe vídeos e fotos em fachadas públicas venezianas, em maio e novembro. Conhecida pelos temas polêmicos e problemáticos, Berna foi eleita junto a André Komatsu e Antonio Manuel para a mostra “É tanta coisa que não cabe aqui” pelos curadores Luiz Camillo Osorio e Cauê Alves (curador-assistente). A frase, inspirada pelos cartazes que tomaram as capitais brasileiras em junho de 2013, ganhou outra conotação pelas mãos da artista, que decidiu ampliar sua aparição.

Eccoci!, projeto independente da artista, exibe vídeos e fotos em fachadas públicas venezianas, tem curadoria da brasileira Caroline Carrion e do alemão Rudolf Schmitz. Nele, Berna irá apresentar os vídeos que ficaram de fora da Bienal: Sem título (2001), Palomo (2012), Ordinário (2013), Soledade (2013), Cantando na chuva (2014), Imunidade (2014) e Rosa púrpura (2014). Todas as performances foram realizadas em Belém, sua cidade natal, e com forte teor político.

As projeções acontecerão em dois momentos: na semana de abertura da Bienal de Veneza, em maio, e na de fechamento da mostra, em novembro. A primeira rodada, de 7 a 9 de maio, será no distrito de Cannaregio, com projeções na fachada de um complexo habitacional construído em 1922 para operários. A segunda, nos dias 19, 20 e 22 de novembro, toma a fachada da Scuola Grande San Giovanni Evangelista, no distrito de San Polo.

Share.

Leave A Reply