A galeria londrina, uma das mais importantes do mundo, apresenta individuais simultâneas de dois dos artistas contemporâneos mais influentes e respeitados do cenário internacional: Anish Kapoor e Lee Ufan. Ambas as exposições trazem novos corpos de trabalho que mostram a visão singular e a prática refinada de cada artista.
A exposição de Kapoor na Lisson da Bell Street 52-54 marca o retorno radical do artista à pintura. As superfícies esculturais em resina e silicone com pinturas em vermelho e branca remetem às suas recentes instalações mecanizadas à base de cera, como “My Red Homeland” (2003). Complementando as novas pinturas estão duas esculturas em ônix rosa e duas esculturas de parede com superfícies convexas espelhadas em dourado.
Não longe dali, no número 27 da mesma rua, o espaço da galeria está ocupado pelas obras mais recentes de Lee Ufan, que inclui obras de sua nova série “Dialogue”, de pinturas e aquarelas, assim como duas importantes esculturas.
A série “Dialogue” incorpora a postura do artista em utilizar uma economia de gestos e representações, em busca do máximo possível de efeito e ressonância. São traçados únicos de tinta sobre o amplo espaço da tela em branco. Levando sua estética minimalista para a terceira dimensão, Ufan apresenta “Dialogue – Silence” (2013), posicionando uma grande rocha em frente a uma tela virgem. Já a segunda escultura, “Relatum – Rest” (2013), está situada no pátio interno: uma grande rocha colocada pelo artista sobre uma placa de vidro e aço, rodeada por um mar de pequenos pedaços de mármore branco.
As duas exposições podem ser visitadas até 9 de maio.