Calça de ginástica vira tema de exposição
Em individual na SIM Galeria, Rafael Alonso leva fragmentos do cotidiano moderno para a pintura
Uma explosão de cores, formas e tramas. Após trabalhar com a relação entre pintura e objetos como computadores, monitores de TV e tablets, Rafael Alonso volta seu interesse para o universo esportivo. Em Calça de Ginástica, individual do artista que entra em cartaz na SIM Galeria a partir de 31 de março, as obras apresentadas dão continuidade a uma pesquisa que busca o vínculo entre a pintura abstrata e o cotidiano, o ordinário.
Como um cronista do tempo presente, Alonso – apontado pela crítica como uma das revelações da arte contemporânea – faz uma apropriação dos padrões da moda e inspira-se nas bermudas de praia, roupas de academia e tênis de corrida para criar suas telas. “Eles são para mim espécies de índices do exagero. Exagero cromático, temático e de consumo. Muito embora eu esteja mais interessado na visualidade, é impossível não especular sobre consumo”, conta o artista.
Entre as camuflagens de suas pinturas e as sobreposições de cores, Alonso explora os excessos e expõe, de forma crítica, o consumo desenfreado. As obras também demonstram o interesse do artista pelo uso que a indústria têxtil e da moda faz das cores e formas como apelo comercial e estético. “
Exposição Calça de Ginástica – Individual de Rafael Alonso
Local: SIM Galeria – Alameda Presidente Taunay, 130 A – Batel – Curitiba (PR)
Abertura: 31 de março de 2015
Período: de 1º de abril a 02 de maio de 2015
Entrada gratuita