Pela segunda vez a galeria Ben Brown Fine Arts apresenta em Hong Kong as obras do brasileiro Vik Muniz. Desta vez, a exposição apresenta suas séries mais recentes, Postcards from Nowhere e Album, nas quais o artista reuniu e utilizou fotografias e cartões postais antigos para criar colagens de tamanhos gigantescos. As obras oferecem uma reflexão sobre o pessoal contra o coletivo, o precioso contra o efêmero, a nostalgia e a modernidade.
Vik Muniz acumulou ao longo dos anos um enorme acervo de fotografias de famílias, fascinado pelo valor altamente pessoal destes objetos que retratam momentos marcantes de vidas anônimas. Durante o século XX, as famílias transformavam as fotografias em objetos tangíveis, preservados para a posteridade. Com o advento da tecnologia digital, fotografias e álbuns tornaram-se cada vez mais obsoletos, enquanto as imagens são facilmente manipuladas. Muniz abraça esta dualidade na série Album, permitindo que o espectador aprecie cada detalhe de suas intrincadas colagens. Assim, em Over There, Boxer e Summer (todas de 2014), o artista usou fragmentos de fotografias em sépia ou preto e branco para criar seus próprios instantâneos universalmente nostálgicos.
Em Postcard from Nowhere ele explora ideias semelhantes de memória, nostalgia e intimidade através de sua coleção de cartões postais reaproveitada para criar vistas vibrantes de cidades e monumentos emblemáticos do mundo todo, incluindo as skylines de Hong Kong e Shangai. Além das paisagens urbanas, Hula Dancer, Waterskiin e West Palm Beach (todas de 2014) são recriações de cartões postais que sugerem férias idílicas, com animais exóticos e mulheres sorridentes em trajes festivos.
A exposição permanece em cartaz até 4 de março de 2015
Com informações da ArtDaily e Ben Brown Fine Arts