Nesta terça-feira, dia 13, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) comemora seu 78º aniversário com a abertura da exposição “Apreensões e Objetos do Desejo: obras doadas pela Receita Federal ao MNBA”, com cerca de 20 obras de arte. Os visitantes poderão ver trabalhos do italiano Michelangelo Pistoleto, do indiano Anish Kapoor, do húngaro Victor Vasarely e do argentino Miguel Ángel Ríos, entre outros. Além disso, a mostra contempla obras de brasileiros, como Os Gêmeos, Beatriz Milhazes e Daniel Senise.
As peças completarão lacunas relativas ao período moderno e contemporâneo do acervo do museu e depois da exposição, que segue até 29 de março, as obras passarão por um processo de conservação e pesquisa, antes de figurarem no circuito permanente do MNBA.
O acervo do museu remonta aos tempos do Brasil Império, com um conjunto de obras trazidas por D. João VI de Portugal, em 1808. A esse acervo, juntou-se a coleção de Joachin Lebreton, chefe da missão artística francesa, além de outras obras dos séculos 19 e início do século 20.
Em 1937, foi construída a nova sede da Escola Nacional de Belas Artes, com projeto do arquiteto Moralles de los Rios, e o acervo foi transferido para lá. Em 13 de janeiro de 1937 o Museu foi criado oficialmente.
Com informações do Ministério da Cultura e do Museu Nacional de Belas Artes