Última chance de ver Escher no Brasil

0

A mostra do mestre do ilusionismo gráfico, o holandês M.C. Escher [1898 – 1972], com 90 gravuras originais e instalações interativas, encerra temporada em 30 de dezembro, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, Espírito Santo, ocupando três espaços distintos do prédio.

Os trabalhos de Escher são dos mais reproduzidos no planeta no século 20, de gravatas e camisetas, a tapetes artesanais dos Andes e à alta costura, através do estilista inglês Alexander McQueen [1969-2010].  Há referências a obras de Escher em filmes como Donnie Darko e A Origem, nas bandas Daft Punk e Incubus e nos desenhos animados Os SimpsonsPadrinhos MágicosFamily Guy e Futurama.

Com curadoria do também holandês Pieter Tjabbes, radicado em São Paulo, a exposição traz 90 gravuras originais, desta vez vindas diretamente da Fundação Escher, detentora das obras e seus direitos, que levou cinco anos para liberar os originais para vinda ao Brasil. “Só existem três coleções no mundo. As gravuras são muito frágeis e depois desta mostra, elas não poderão ser exibidas por mais quatro anos”, explica Tjabbes.

Completam a exposição dez instalações que pedem a participação do visitante para “desvendar” os efeitos óticos e de espelhamento que Escher usava em seus trabalhos e que instigam a mente humana, além de um documentário da TV holandesa e uma animação em 3D, em que o público “sobrevoa” as obras do artista. As experiências interativas foram desenvolvidas em colaboração com Marcos Muzi, do Fator Z.

Share.

Leave A Reply