Entre as 15 produções selecionadas para continuar na corrida ao Oscar de Melhor Documentário encontra-se “O sal da Terra”, sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
“O sal da terra”, uma coprodução entre Brasil, França e Itália, foi dirigido pelo alemão Win Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, filho de Sebastião. O filme acompanha as viagens de Juliano e Sebastião Salgado durante a produção das fotos da exposição Genesis. Premiado na mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2014, o filme abriu o Festival do Rio deste ano e é um dos indicados ao Spirit Awards 2015.
Em outubro deste ano, uma lista com 134 documentários selecionados foi divulgada pela Academia. Dois filmes brasileiros estavam entre os 134, mas não continuaram entre os 15: “This is not a ball”, do artista plástico Vik Muniz, e “Elena”, produzido e dirigido pela atriz Petra Costa.
Agora, dos 15 pré-selecionados, apenas cinco serão efetivamente indicados ao prêmio. A cerimônia de revelação e entrega do Oscar acontecerá em 22 de fevereiro de 2015.
Com informações do UOL, G1 e Adoro Cinema