Esta semana, uma série de jornais e portais internacionais, especializados ou não em arte, divulgaram o trailer de um possível documentário sobre o artista italiano Maurizio Cattelan, conhecido por sua abordagem “altamente não convencional”.
Dizemos possível porque, vindo dele, não podemos afirmar se é mais uma de suas brincadeiras ou se é mesmo verdade. De qualquer forma, vale conferir um pouco mais sobre a vida e a carreira do artista de 54 anos no trailer com pouco mais de dois minutos.
Com direção de Maura Axelrod, o documentário levou 15 anos para ser realizado e deverá ser lançado em 2015. Entremeado por depoimentos de amigos, colecionadores e outras personalidades, o filme lança um olhar atento sobre a carreira e a vida pessoal de Cattelan, culminando em sua aclamada retrospectiva no Guggenheim, em 2011, quando ele anunciou a sua aposentadoria.
No trailer do documentário, Adam Lindemann diz que Cattelan é “provavelmente um dos maiores artistas de hoje, mas também poderia ser o pior. Tem que ser um ou outro. Não vai ficar no meio termo”. Com um trabalho bem-humorado e profundo, ele está mesmo longe de ser mediano. Confira você mesmo assistindo ao trailer.
Com informações de Complex, ArtFCity, Artnews e New York Observer