[06/11, QUINTA-FEIRA]
15h GRANDES FORMATOS EXPOSITIVOS: FEIRAS, BIENAIS, FESTIVAIS (COM OU SEM CURADORIA) – EXPECTATIVAS , ACERTOS E ENGANOS
Emiliano Valdés é curador chefe do Museu de Arte Moderna de Medellín, Colômbia e curador associado da 10ª Bienal de Gwangju, Coreia do Sul.
Manuela Moscoso é curadora equatoriana residente em São Paulo. Foi curadora adjunta da 12ª Bienal de Cuenca, Equador, gere os projetos Rivet, com Sarah Demeuse, e Máquina de Escrever, com Amilcar Packer.
Mediação de Márcio Harum, curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo e integrante do grupo de crítica da Temporada de Projetos do Paço das Artes e da comissão nacional da 5ª edição do Prêmio CNI – SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas.
17h A RELAÇÃO ENTRE OS MERCADOS DE ARTE BRASILEIRO E INTERNACIONAL
Iris Kaufmann é diretora da Sotheby’s no Brasil.
João Paulo Siqueira é representante da Lisson Gallery no Brasil. Trabalhou em galerias e feiras de arte no Brasil, França e Inglaterra.
Mônica Novaes Esmanhotto é gestora do Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, ligada à ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea.
[07/11, SEXTA-FEIRA]
15h IGNACIO GATICA E SEU DIALETO HERMISCAMBUNALIA
Ignacio Gatica é artista plástico chileno e criador do site-specific Hermiscambunalia, exposto na PARTE 2014.
Adriano Casanova, curador, mestre em arte digital pela University of the Art, Londres e formado em arte e tecnologia pela PUC-SP. Atuou como diretor e curador em galerias e contribui regularmente para publicações especializadas em arte.
17h O PAPEL DO CURADOR NA ESCOLHA DE OBRAS E ARTISTAS
Cauê Alves é curador do Clube da Gravura do MAM – SP e foi curador adjunto da 8ª Bienal do Mercosul e do 32º Panorama da Arte Brasileira. É mestre e doutor em filosofia pela USP e professor de arte, crítica e curadoria da PUC-SP.
Rejane Cintrão é coordenadora do Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto. Mestre em História da Arte pela ECA-USP, foi curadora executiva do MAM- SP por 12 anos e curadora assistente na XXI Bienal de São Paulo.
Tadeu Chiarelli foi diretor do MAC-USP entre 2010 e 2014, e curador chefe do MAM-SP entre 1996 e 2000. É professor titular da ECA-USP, instituição pela qual possui mestrado, doutorado e livre-docência.
Mediação de Juliana Monachesi. Jornalista especializada em artes visuais e editora de cultura da Harper’s Bazaar Brasil.
[08/11, SÁBADO]
15h URBANO X HUMAN O NA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
Cássio Vasconcellos é fotografo. Expôs em vários países como Brasil, China, Colômbia e Venezuela. Publicou diversos livros de fotografia, o mais recente Aéreas do Brasil, pela editora BEI.
Eduardo Muylaert é fotografo e advogado. Publicou os livros O Espírito dos Lugares e Boa Noite, Pauliceia. Participa de exposições desde 1993.
17h COLECIONAR ARTE CONTEMPORÂNEA: DICAS DE UMA CONSULTORA DE ARTE
Julie Belfer é consultora de arte para colecionadores e investidores. Graduada em Belas Artes pela School of the Museum of Fine Arts Boston atuou como coordenadora de negócios do MAM-SP, ministra cursos livres e contribui para publicações especializadas no mercado de arte.
19h PRODUÇÃO ATUAL NO ENCONTRO ENTRE MÚLTIPLAS INFLUÊNCIAS: MODERNISMO, CONCRETISMO E ARTE ALEMÃ.
Isabelle Borges é artista plástica residente em Berlim, Alemanha. Seu mais recente trabalho, estará exposto na galeria Paralelo, São Paulo, durante o mês de novembro.
Tereza de Arruda é curadora de mostras no Brasil e no exterior. Recentemente da MAP ART , na Embaixada Brasileira em Berlim, e ChinaArteBrasil, na Oca, em São Paulo.
Mediação de Andrea Rehder, sócia-diretora da galeria Paralelo.
[09/11, DOMINGO]
15h TECNOLOGIA INTERATIVA EM 3D
Olivia Yassudo é diretora do Coletivo Amor de Madre, plataforma de estímulo à produção e difusão de design experimental.
Edson Pavoni é fundador e diretor de criação do Studio D3.
17h RESIDÊNCIA ARTÍSTICA : CRIAR FORA DA ZONA DE CONFORTO
Felippe Moraes é artista, mestre em Artes Visuais pela The University of Northampton, Inglaterra. Realizou residências artísticas no Brasil e no exterior
Carla Chaim é artista visual e trabalha com diversas mídias, como desenhos, vídeos e instalações. Recebeu o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 e realizou residências artísticas na Finlândia e Turquia.
Mediação de Adriano Casanova, curador, mestre em arte digital pela University of the Art – Londres e formado em arte e tecnologia pela PUC-SP. Atuou como diretor e curador em galerias e contribui regularmente para publicações especializadas em arte.