A enxurrada de uma semana inteira de leilões, feiras paralelas e exposições especiais apontam para uma sofisticada – e quase desesperada – tentativa das casas em serem atrativas e relevantes, à medida que mais e mais colecionadores do mundo todo mergulham no mercado de arte.
Ao que parece, as três grandes casas de leilão, com vendas marcadas para esta semana, estão dando ao público uma ampla mostra do que podem oferecer. Em paralelo aos leilões, as casas programaram exposições de peso. A Christie’s exibe “The Bad Shepherd” entre 14 de outubro e 16 de janeiro, em sua galeria em Mayfair, com quadros de Brueghel escolhidos a dedo por ALexis Ashot e apresentados ao lado de obras de seis artistas contemporâneos, que vão desde Peter Doig a Jeff Koons.
Enquanto isso, “Reality Check”, uma mostra abrangente do artista americano Duane Hanson com suas esculturas figurativas ultra-realistas, estreia na Sotheby’s, incluindo obras seminais como “Bus Stop Lady” (1983) e “Man on Mower” (1995).
Na Phillips, o destaque de seu leilão de arte contemporânea, que acontecerá no dia 15, é “Submerged Phone Box” (2006) de Banksy, com preços estimados entre US$ 498 e US$ 634 mil.
Confira a programação dos leilões durante a Frieze Week:
15 de outubro
Contemporary Art Evening
Phillips, Londres
16 de outubro
Contemporary Art Day
Phillips, Londres
Post- War and Contemporary Art Evening
Christies, Londres
17 de outubro
Contemporary Art Evening
Sothebys, Londres
Post- War and Contemporary Art Day
Christies, Londres
18 de outubro
Contemporary Art Day
Sothebys, Londres
Com informações da Blouin ArtInfo