Museu de Arte Sacra traz obras da Companhia de Jesus

0

Os visitantes do Museu de Arte Sacra de São Paulo poderão conferir a exposição Ad Maiorem Dei Gloriam: 200 anos de restauração da Companhia de Jesus até 14 de setembro de 2014.

Com curadoria de Dalton Sala e expografia de Maria Alice Milliet e Silvia Bressiane, a mostra conta com diversas obras significativas e textos que contam a história dos jesuítas no Brasil. As obras, entre esculturas, talhas e pinturas, fazem parte do acervo do museu e traçam uma linha do tempo da Companhia de Jesus desde a sua fundação até os dias de hoje, dando atenção especial à toda produção cultural e artística associada a sua ação catequizadora.

Esculturas representando Santo Inácio de Loiola, São José e São Francisco Xavier, assim como uma tela de 1897 retratando Padre Anchieta, pintada por Benedito Calixto de Jesus em 1897, são alguns dos destaques.

A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, foi fundada em 1534 e reconhecida pelo Papa Paulo III em 1540. Liderada por Inácio de Loyola, teve atuação marcante na expansão ultramarina de Portugal e Espanha, disseminando o Evangelho aos pagãos e nas novas terras descobertas.

Share.

Nenhum comentário

Leave A Reply