“Birth of a Museum”, prévia da coleção do Louvre Abu Dhabi em exposição em Paris, chegou ao fim esta semana somando mais de 120 mil visitantes. Com o término da mostra, Manuel Rabaté, presidente-executivo da Agence France-Muséums (que administra as relações entre o museu no Golfo e seus parceiros franceses) disse ao jornal Le Figaro que 13 museus franceses irão emprestar cerca de 300 de suas obras ao Louvre Abu Dhabi.
Entre os parceiros estão o próprio Louvre de Paris, o Musée d’Orsay e o Centre Pompidou. Os empréstimos devem ser feitos nos próximos 10 anos, de forma rotativa, sendo que as obras devem permanecer pelo menos um ano no museu de Abu Dhabi. A composição exata destes empréstimos deverá ser anunciada até o final do ano e certamente incluirá obras-primas e trabalhos emblemáticos.
Os empréstimos serão mais concentrados nos primeiros anos da parceria. A tendência é que diminuam à medida que o museu dos Emirados amplie e construa o seu próprio acervo. A previsão é de que o Louvre Abu Dhabi abra as suas portas em dezembro de 2015.
Com informações do Le Figaro, Artnet e The Art Newspaper