Dinheiro é obra de arte em exposição no MAM Rio
Em cartaz a partir do sábado 14/6, mostra gratuita Territórios e capitais: extinções reúne os principais trabalhos de arte financeira do artista Lourival Cuquinha
O artista visual Lourival Cuquinha conquistou espaço na arte contemporânea criando obras feitas com dinheiro. Batizou-as de arte financeira ou financial art e se tornou referência no mercado internacional. Suas peças passaram a integrar coleções em países como Suíça, Bélgica, Estados Unidos, Equador, Venezuela e Argentina, além do Brasil. A partir do sábado (14/6) é possível conferir a produção de Cuquinha na mostra Territórios e capitais: extinções em cartaz no MAM Rio. Esta quinta exposição individual do artista integra as atividades culturais simultâneas ao mundial de futebol fomentadas pelo Ministério da Cultura. Marta Mestre e Luiz Camillo Osorio assinam a curadoria.
Cuquinha chega ao MAM com uma série de bandeiras confeccionadas com notas reais de dinheiro de diversas parte do mundo, entre outras obras. Todos os trabalhos foram produzidos entre 2008 e 2014. O destaque é a instalação Zeitgeist, em que um gigantesco asterisco tridimensional é formado por hastes feitas com moedas de cinco centavos de reais brasileiros. Ali estão expostas as bandeiras de diversos países confeccionadas com cédulas de diferentes unidades monetárias. “Tudo nesta exposição se relaciona com a ideia de valor. Tanto o valor do trabalho quanto o valor de mercado; o valor ideológico das bandeiras e dos territórios; o valor das peças e o valor agregado das obras de arte”, explica o artista.