"Urbes Mutantes – Latin American Photography 1944–2013" no ICP de Nova York

0

O International Center of Photografy abriga até 7 de setembro um importante estudo dos movimentos fotográficos na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Peru e Venezuela. Entre os brasileiros da mostra estão Geraldo de Barros, German Lorca e Miguel Rio Branco.

“Urbes Mutantes” enfoca as cidades latino-americanas dinâmicas e, às vezes, caóticas. Apesar de abranger várias décadas, a mostra concentra-se especialmente nas obras produzidas dos anos 1950 aos 80 e nos oferece uma visão geral de como se imaginaram as cidades deste continente.

Dispensando distinções arbitrárias entre os gêneros da fotografia – arte, fotojornalismo, documentário – “Urbes Mutantes” aponta para a profundidade e a riqueza da extensa história da fotografia na América Latina. A exposição traz, sobretudo, fotografia nas ruas e representações de espaços públicos durante períodos de distúrbios sociais e está organizada em seções que exploram a rua como uma plataforma para protestas, a criação das identidades urbanas, a cultura popular da rua e a cara pública da pobreza.

Com mais de 200 imagens, a mostra foi extraída da coleção de Leticia e Stanilas Poniatowski e foi exibida pela primeira vez no Museo de Arte del Banco de la Republica, em Bogotá, no ano passado.

Via ICP

Share.

Leave A Reply