Amanhã , dia 17 de abril, o Museu Afro Brasil recebe o encontro dos professores e alunos do projeto “A Journey Through the African Diaspora”, o que promove intercâmbio entre alunos brasileiros da rede pública estadual com alunos do Condado de Prince George, em Maryland – EUA.
Este projeto tem como proposta envolver um processo de investigação e criação artística sobre o impacto nas culturas brasileiras e norte-americanas com a presença africana nelas. Ofere-se por 10 meses aos alunos da rede pública um programa de formação com aulas de artes e história. A proposta do projeto envolve um processo de investigação e de produção artística sobre o impacto da presença africana nas culturas brasileiras e norte-americanas. .
O contato com os alunos americanos já acontecia por meio de videoconferências periódicas, para as quais os alunos se prepararam recebendo aulas de inglês, assim como os alunos americanos também tiveram aulas de português.
Desde o ano passado, os estudantes e as equipes técnicas dos países envolvidos, realizam pesquisas, estudos de campo e trabalhos de artes plásticas sobre a escravidão e seus desdobramentos. Os alunos pesquisam as comunidades e grupos locais de como elas se articularam politicamente para resistir e garantir a liberdade das populações negro-africanas. Os jovens também têm aprofundado seus conhecimentos a respeito da vida após a abolição e como os recém-libertos desenvolveram a economia, política, estudos, cultura e vida em sociedade.
É feito um primeiro contato entre todos os alunos do projeto no Brasil, e posteriormente os alunos brasileiros encontra os alunos norte-americanos nos Estados Unidos. Após o período de formação e pesquisa, troca de informações, o grupos organizarão murais e exposições acerca do tema em suas comunidades. Uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos, com o compartilhamento culturas e aspectos relevantes sobre as realidades de cada país.